sábado, 12 de janeiro de 2013

10 anos da lei que coloca o ensino da cultura afro e história Africana nas escolas

AFRICA PARA CRIANÇAS – Iris Amâncio

imagem blog ginga


Há 10 anos foi sancionado a lei que altera a LDB –no seu artigo 26-A, passando a ser obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e história da África no curriculum escolar de todos os níveis. A partir desta lei, falhas na construção da história estão sendo sanadas. Para muitos alunos a África era considerada um “país”, e jamais poderiam imaginar que o Egito fica na África, afinal o “país” parecia tão cheio apenas de míseria. Ao pensa em África as únicas coisas que vinham na mente eram: fauna, flora e míseria.
 Para que a lei realmente possa mudar uma estrutura sendo capaz de reduzir inúmaras desigualdades que a falta desta inclusão causou em tantas gerações é preciso ainda muito tempo. Em todo Brasil crianças negras ainda sofrem no ambiente escolar e aumentam as estatísticas de evasão escolar, por sofrerem altas doses de racismo na escola.
 São vários detalhes que a lei busca auxiliar, por meio de inclusão do negro nos livros didáticos de forma positivada, por meio de projetos desenvolvidos por professores, pedagogos. A lei não é focada apenas no professor.  Todos que fazem parte da escola participam, inclusive funcionários que tantas vezes presenciam situações de racismo e precisam saber como agir.
Pensando na importância desta legislação para a população brasileira, que busca a igualdade, independente da cor, crença, posição social, o jornal Café Sabor Leituras inicia uma série de ações voltadas à esta temática, para que possamos apoiar pais e professores no sentido de que 2013 – 10 anos de lei 10.639/2003, a igualdade entre as pessoas realmente ocorra na nossa educação.
E você é nosso convidado para essa ação. Neste primeiro momento, vamos nos focar no período de férias. Afinal, é hora da criançada brincar. E para isso, sugerimos a obra “Africa para crianças” da mineira Iris Amância da Editora Nandyala.

O livro será um presente e será sorteado entre os leitores que curtirem a pagina do Jornal Café Sabor Leituras. Mas, preste atenção, pois o nome no facebook é diferente do nome do jornal.
2 – Enviar seu nome completo, telefones, profissão para contato@brasiscomunicacao.com.br
3 – E responder a pergunta : Por que é importante a inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas?
Todas as respostas serão divulgadas no blog do Jornal. Participe, colabore para uma educação mais voltada a igualdade.

Sorteio e divulgação das respostas 15 de fevereiro de 2013.

0 comentários:

Dí lo que piensas...